“” Viva saudável, adicione a Batata doce na sua dieta!

saude-e-nutricao/2022/04/26/unic-batata-saudavel-dieta

Saúde e Nutrição

Viva saudável, adicione a Batata doce na sua dieta!

batata

A batata doce é um tubérculo, ou raiz, que tem ótima quantidade de energia, tem alto teor de carboidratos e ainda é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais, como o potássio e o magnésio, que ajudam na prevenção de algumas doenças, como diabetes, câncer e infarto.

Tem baixo teor de gordura e é fonte de antioxidantes, como betacaroteno e antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. 

A batata doce pode ser encontrada nas cores branca, creme, laranja ou roxa, que variam no sabor e na composição nutricional. A batata roxa tem maior quantidade de antioxidantes do tipo antocianinas e a de cor alaranjada possui maior teor de betacarotenos, por exemplo. Este tipo de batata pode ser consumido cozida ou assada, mas também pode ser utilizada como base para mousses ou como farinha para pães e biscoitos.

Principais benefícios da batata doce para a saúde

Previne o envelhecimento precoce: A batata doce, principalmente a de cor alaranjada, tem ótimas quantidades de betacarotenos, que são convertidos no organismo em vitamina A. Além disso, por ser um vegetal rico em vitamina C, um potente antioxidante que protege as células do corpo contra inflamações e radicais livres, a batata doce promove uma pele mais firme e sem rugas.

Equilibra a saúde do intestino: Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, especialmente quando consumida na forma cozida e com a casca, a batata doce ajuda a formar o bolo fecal e estimular os movimentos do intestino, combatendo a prisão de ventre. Além disso, a batata doce funciona como um prebiótico natural, pois é fonte de alimento para as bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar a flora intestinal, tratando e prevenindo a prisão de ventre. 

Previne a diabetes: Apesar de ter boas quantidades de carboidratos, a batata doce também é rica em fibras, o que faz com que acabe tendo um baixo índice glicêmico. Isto quer dizer que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose no sangue. Esta propriedade da batata doce é fundamental para prevenir a diabetes, mas também pode ser recomendada, em pequenas quantidades, para quem já apresenta a doença.

Promove o ganho de massa muscular: A batata doce é uma ótima fonte de energia e por isso é muito consumida por quem pratica atividades físicas. Por ter boas quantidades de fibras, o carboidrato da batata doce é liberado gradativamente, sendo uma ótima opção para quem precisa ter energia para longos períodos de treino.

Ajuda na perda de peso: A batata doce pode ajudar na perda de peso, pois é um alimento com elevado teor de fibras que aumentam o tempo de digestão e permanência dos alimentos no estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos.

Previne doenças do coração: A batata doce, especialmente a roxa, é rica em antocianinas, um tipo de antioxidante que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias, além de diminuir os níveis de colesterol “ruim” no sangue, prevenindo doenças como derrame, infarto e aterosclerose. 

Além disso, por conter grandes quantidades de potássio, a batata doce ainda ajuda a eliminar, pela urina, o excesso de sódio do organismo evitando a pressão alta.

Fortalece o sistema imunológico: Por conter altas quantidades de vitamina C, betacaroteno e antocianinas, a batata doce tem ótima ação antioxidante no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes e resfriados, além de melhorar a cicatrização de feridas.

Previne alguns tipos de câncer: A batata doce tem ótimas quantidades de fibras, importantes para fortalecer as bactérias benéficas do intestino e manter o equilíbrio da flora intestinal. Este equilíbrio das bactérias é um dos mecanismos importantes para a prevenção do câncer de intestino. Auxilia também na prevenção de outros tipos de câncer, como de próstata e de mama, por ser rica em antioxidantes como a vitamina C, betacaroteno e antocianinas que protegem as células contra os radicais livres.

O plano de estudos em Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética da Universidade Internacional do Cuanza proporciona uma formação actual, de qualidade e aplicada a todas as esferas profissionais em que o dietista/nutricionista pode actuar, permitindo, além disso, uma grande especialização graças à oferta de disciplinas optativas disponíveis.

FONTE: 8 benefícios da batata doce e como consumir

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2022.