O agrião é um vegetal cujo nome científico é Nasturtium Officinale. Sua folha é pequena, verde-escura, rica em nutrientes e tem um sabor levemente picante.
Por ser crucífero, assim como a couve, o brócolis, a acelga, entre outros, o agrião está na lista de vegetais que podem ser consumidos todos os dias. O seu talo também é comestível. As dietas compostas por vegetais crucíferos ajudam as pessoas a terem menos riscos de doenças cardíacas.
Características do agrião
O vegetal é muito nutritivo e de fácil cultivo, por isso é encontrado com frequência em mercados e feiras. Também pode ser cultivado em casa.
Com poucas calorias e muitas fibras, o agrião é considerado um alimento que se encaixa em diversas dietas. A folha contém os antioxidantes betacaroteno, zeaxantina e luteína, além de vitaminas e minerais importantes.
Benefícios
O consumo de agrião tem vários benefícios:
- Ajuda a combater e a tratar doenças respiratórias, como gripes e bronquites, uma vez que a folha tem propriedades anticongestionantes;
- Actua na prevenção à anemia por ser rico em ácido fólico;
- Ajuda a aumentar a imunidade por causa da vitamina A, do ferro, do potássio e, especialmente, da vitamina C;
- Facilita a digestão, assim como outras folhas verde-escuras;
- Ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares;
- Atua na prevenção e manutenção da saúde dos olhos, por ter concentração alta de vitamina A;
- Ajuda a prevenir doenças cardíacas, como infarto e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
- Auxilia no fortalecimento e na manutenção dos ossos por conter cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
O agrião deve ser consumido preferencialmente cru, puro ou junto com outros alimentos em salada. A folha crua também pode ser acrescentada a sopas, pode ser feito xaropes, em bebidas ajuda no tratamento de problemas respiratórios como tosse, asma e bronquite. O chá de agrião ajuda a eliminar secreções das vias respiratórias.
Por fim, o agrião pode ser ingrediente de sucos desintoxicantes ou mais conhecidos como detox, os quais ajudam a limpar o organismo.
Devido a crescente evidência científica existente que relaciona o tipo de alimentação e a saúde, a Universidade Internacional do Cuanza considera indispensável a necessidade de profissionais com formação adequada em Nutrição Humana e Dietética para intervir sobre a saúde das pessoas.
Fonte: Agrião
Foto: Todos os direitos reservados.