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Saúde e Nutrição

Prática de exercício físico garante uma vida saudável

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Uma vida saudável é o maior desejo de todos nós. Sem saúde a vida não teria o mesmo significado, obviamente. “O melhor caminho para se sentir feliz, enérgico e saudável no futuro é levar uma vida feliz, enérgica e saudável no presente. Os benefícios e os prazeres produzidos são simultaneamente imediatos e a longo prazo”.

A Organização Mundial de Saúde – OMS define saúde sendo “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença”. Significa, ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas, é necessariamente o bem-estar físico, mental e social do indivíduo.

Estudos demonstram a importância dos exercícios físicos como factor que ajuda na terapia e medicação para melhora de sintomas depressivos. Uma das maiores análises de artigos científicos sobre o assunto, que levou em conta 25 pesquisas, identificou que o exercício produziu efeitos clínicos marcantes contra a depressão.

O exercício físico libera, no cérebro, substâncias que proporcionam a sensação de paz e tranquilidade. São as endorfinas, neuro-mediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfina, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Qualquer atividade em que haja gasto de energia e aumento do metabolismo, seja ela ocupacional (subir escadas, carregar um pacote, fazer compras, lavar o carro, varrer a casa) ou formal (pedalar, nadar, dançar, caminhar, correr), é levada em conta para gasto calórico diário da pessoa.

Orientação

Orienta-se que as actividades físicas sejam feitas diariamente, pelo menos 30 minutos a cada dia. Há, também, pesquisas recentes que sugerem que três sessões de 10 minutos proporcionam os mesmos benefícios que uma sessão de meia hora.

Algumas dicas Práticas

  • Faça um plano de atividades físicas, mas sempre consulte um médico antes de iniciar. Leve em conta aspectos como frequência, intensidade, tempo e tipo de atividade física;
  • Aprenda mais sobre exercícios físicos e pesquise assuntos relacionados a seu interesse particular;
  • Avalie o seu desempenho;
  • Comece de uma vez, movimente-se e mantenha esse programa. 

Com o propósito de cobrir estas demandas da sociedade actual, é necessário formar profissionais capazes de planear, organizar, regular, dirigir e avaliar as diferentes práticas relacionadas com a actividade física e o desporto. Nessa conformidade a Universidade Internacional do Cuanza oferece na sua grelha curricular a licenciatura em Ciências da Actividade Física e do Desporto, com um grande interesse na promoção de hábitos de vida saudáveis, assim como na melhoria do rendimento desportivo.

Fontes: Oito Remédios Naturais

Hábitos de vida saudável

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