“” Coma abacate e desfrute dos seus benefícios para a saúde! - Blogs UNIC

saude-e-nutricao/2022/10/26/unic-abacate-saude-beneficios

Saúde e Nutrição

Coma abacate e desfrute dos seus benefícios para a saúde!

abacate-seiscien-cuatrocien

Uma das frutas mais consumidas na gastronomia mundial, é o abacate, que além de delicioso, pode ser usado tanto em receitas doces como salgadas.

Destaca-se bastante por seus poderes medicinais e benefícios à saúde. É rico em fitonutrientes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes, o alimento ajuda o organismo na prevenção de doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Benefícios das vitaminas do abacate para a saúde

Os fitonutrientes presentes no abacate, recentemente descobertos em pesquisas científicas, são o betassitosterol e a glutatoína. O betassitosterol auxilia na redução dos níveis de colesterol, enquanto a glutatoína age como um antioxidante em defesa do organismo.

Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar a acção dos radicais livres, os quais têm sido apontados como um dos factores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares e do câncer. Neste sentido, o abacate é uma das melhores fontes de glutatoína e pode oferecer certa protecção contra o câncer oral, de garganta e outros tipos.

Os abacates, assim como outras frutas e vegetais, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e o fósforo. São ricos em vitaminas E e C, potentes antioxidantes que ajudam a promover a saúde dos dentes e das gengivas, bem como proteger os tecidos do corpo de danos oxidativos.

A presença de folatos (vitamina do complexo B) no abacate promove o desenvolvimento saudável das células e dos tecidos.

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, motivo pelo qual protege a saúde cardiovascular, por proporcionar diminuição na concentração de lipoproteínas de baixa densidade (LDL colesterol) e um aumento na concentração de lipoproteínas de alta densidade (HDL colesterol).

Cerca de 100 g de abacate contêm aproximadamente 170 a 180 calorias, sendo que 85% dessas calorias vêm da gordura presente na polpa.

Estudos apontam que o consumo de abacate associado a carboidratos proporciona um menor índice glicêmico da refeição, auxiliando no controle da glicemia em diabéticos. Outro benefício do alimento é a capacidade dessa fruta em melhorar a biodisponibilidade de vitaminas lipossolúveis.

Muito semelhante ao óleo de oliva, o óleo de abacate também se destaca pela excelente qualidade nutricional. Por ser extraído da polpa dos frutos e pela similaridade de suas propriedades físico-químicas, alguns estudos apontam a iguaria como uma rica fonte de betassitosterol e de ácido oleico, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no coração).

A Universidade Internacional do Cuanza concorda com várias evidências científicas que ligam a alimentação com a saúde, por conta disso proporciona a licenciatura em Nutrição Humana e Dietética, com o propósito de oferecer uma formação integral e proporcionar à sociedade profissionais dietistas capazes de cuidar da saúde alimentar das pessoas.

FONTE: Benefícios do abacate: Conheça os poderes medicinais dessa fruta!

Foto: Todos os direitos reservados

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2022.