“” A contínua evolução dos móveis para as crianças

Projetos

Projetos

A contínua evolução dos móveis para as crianças

unic-pro-moveis

O mobiliário infantil está em constante evolução para atender às exigências e necessidades da sociedade atual.

A pandemia do coronavírus levou as pessoas a ficarem confinadas às suas casas e, como resultado, surgiram deficiências no projeto de certas estruturas e mobiliário.

Móveis e espaços destinados a crianças devem atender a exigências específicas. O site Plataforma Arquitectura define os móveis das crianças como “todos aqueles móveis dimensionados – fixos ou móveis – que orientam seu design de acordo com os princípios ergonômicos e anatômicos das crianças, e/ou aqueles que as ajudam de maneira apropriada”.

De acordo com esse website, por um lado há aqueles móveis que permitem um relacionamento entre o cuidador e a criança e, por outro lado, outros desenhos permitem a promoção da autonomia pessoal.

Esses móveis foram modificados e adaptados ao longo do tempo. Como o site mencionado acima indica, a cama foi a primeira peça de mobiliário a ser adaptada às crianças, no Antigo Egito.

“Na Grécia antiga, o primeiro registro de móveis infantis era uma espécie de vaso colocado em uma base alta com espaços para as pernas, um de cada lado, no qual a criança podia permanecer segura e limpa enquanto era supervisionada remotamente”, diz o website acima mencionado.

No entanto, os verdadeiros avanços se deram no segundo quarto do século XX, com as propostas da médica e educadora Maria Montessori.

A autonomia é o princípio básico que deve prevalecer em todos os projetos, usando materiais não tóxicos e fixos. É também importante proteger os cantos desses móveis, bem como limpá-los e mantê-los constantemente.

A Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) oferece vários programas universitários destinados a formar pessoas em diversas áreas relacionadas com a arquitetura e o urbanismo. Um dos cursos oferecidos é a Licenciatura em Engenharia Industrial.

Fonte: La escala de los niños y niñas: Breve historia del mobiliario infantil

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.