“” Projeto para promover a arquitetura angolana

Projetos

Projetos

Projeto para promover a arquitetura angolana

unic-pro-arquitetura

Arquitetos de Angola unem-se em uma iniciativa para promover virtualmente projetos nacionais.

A situação atual levou o Grupo ABANCA, composto por jovens arquitetos e artistas do país, a iniciar um projeto, chamado Cabana de Arte, motivado pela preocupação com a arquitetura nacional e o desejo de mostrar o talento de seus profissionais.

Apesar das complicações da pandemia do coronavírus, os jovens continuam a lutar para expandir suas carreiras.

O projeto também tem uma função prática. “Mostrar a força, principalmente da comunidade de jovens arquitetos nacionais, só é possível se unirmos forças e colaborarmos uns com os outros, com base na troca de experiências”, dizem os responsáveis pela iniciativa em uma entrevista para o site Plataforma Arquitectura.

As dificuldades econômicas e as restrições de mobilidade da pandemia favoreceram o desenvolvimento do projeto em modo virtual, embora os responsáveis estejam conscientes de que a Internet não pode substituir os estímulos oferecidos pelos espaços reais.

Embora as exposições virtuais tenham a capacidade de visar um amplo público, os problemas de acesso à Internet para uma grande parte da população angolana limitam a atividade: “acreditamos que isto pode ser superado com o tempo, pois nossa intenção é que as exposições passem da tela para a vida real, sendo acessíveis a todos os estratos sociais do país”.

O Grupo BANGA lamenta a influência que a arquitetura angolana recebe de outros países e defende o patrimônio nacional. “Infelizmente, hoje vemos o crescimento das cidades em Angola, particularmente Luanda, com grande influência de realidades que não nos pertencem. Somos vítimas da globalização, da corrupção e da má administração de nossos recursos”, conclui o grupo.

A Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) oferece a Licenciatura em Engenharia Civil com o objetivo de formar estudantes na área de construção civil.

Fontes: En búsqueda de una identidad para la arquitectura angoleña: entrevista con Grupo BANGA

Terra, palha e pixels: um novo modo de apresentar a arquitetura e a arte angolanas

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.