“” O desafio da construção de cidades inclusivas - Blogs UNIC

Projetos

Projetos

O desafio da construção de cidades inclusivas

unic-pro-ciudades

A importância da participação das mulheres no projeto e planejamento das cidades motivou a criação da plataforma digital HerCity

Esta ferramenta, criada pela ONU-Habitat e pela Global Utmaning do Urban Girls Movement, lançada em 2017, visa fornecer ferramentas para a construção de cidades mais inclusivas e equitativas, delegando maior poder de decisão às mulheres.

Embora se tome como certo que as cidades são projetadas para todos os cidadãos, as pesquisas mostram que meninas e mulheres não utilizam os espaços públicos na mesma medida que meninos ou homens. Ficou evidente que, a partir dos oito anos, 80% dos espaços públicos tendem a ser dominados por meninos, enquanto as meninas expressam que se sentem significativamente mais inseguras e excluídas.

Esta falta de planejamento inclusivo aumenta a lacuna de gênero e a marginalização dos grupos mais vulneráveis. Neste contexto, o objetivo da plataforma é redefinir o projeto urbano, levando a um que leve em conta as necessidades básicas de todas as partes igualmente.

Como funciona a plataforma?

A plataforma inclui uma agenda de ação organizada em nove seções que tratam do planejamento urbano integrado e participativo do ponto de vista de uma cidade feita por e para as mulheres.

Os nove blocos estão organizados em três fases diferentes: a fase de avaliação e orientação ao usuário (blocos 1-3), a fase de projeto (blocos 4-6) e a fase de implementação (blocos 7-9). Além disso, cada um dos blocos contém uma série de atividades e estratégias a seguir, incluindo calendários, agendas, manuais, formulários, tabelas, aplicações, modelos, pesquisas e serviços de visualização.

A Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) oferece uma ampla gama de programas universitários focados em fornecer aos profissionais informações abrangentes e atualizadas sobre os últimos estudos na área de Projetos. Um dos cursos oferecidos é a Licenciatura em Engenharia Industrial.

Fonte: Ciudades sostenibles e inclusivas – Plataforma Arquitectura

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.