“” CLINICALSIM: Capacitar os profissionais de enfermagem

Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

CLINICALSIM: Capacitar os profissionais de enfermagem

estudiantes

Os profissionais de enfermagem são a força vital do sistema de saúde angolano. Melhorar a sua educação e formação é o objetivo do projeto Erasmus+ “Aprendizagem baseada na prática de simulação clínica em enfermagem” (CLINICALSIM). Coincidindo com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem, a 12 de maio, entrevistámos estudantes do país que frequentam programas académicos na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e na Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), ambas instituições participantes no projeto.

“Decidi estudar enfermagem porque sempre quis cuidar das pessoas e sou apaixonada pelas ciências da saúde”, diz Soraya Manuel Aguiar, aluna da Universidade Internacional do Cuanza. Sonho e paixão são as palavras mais repetidas entre os alunos entrevistados. “Esta escolha de formação ajudou-me a desenvolver competências específicas e necessárias à minha vida, para que possa contribuir melhor para a qualidade de vida do meu país, do meu continente e do mundo em geral”, acrescenta Claúdio Vunge, também estudante da UNIC.

No entanto, as adversidades que enfrentam durante os seus anos de estudo são inúmeras. A falta de professores qualificados, a insuficiência de equipamentos, o escasso intercâmbio de experiências entre estudantes de enfermagem de diferentes instituições ou a falta de formação prática nas salas de aula da universidade são alguns dos problemas citados pelos estudantes inquiridos.

A enfermagem é essencial para o desenvolvimento de estratégias de saúde pública, devido às suas competências no campo da saúde, que incluem promoção, prevenção de riscos e cuidados comuns. No caso de Samuel David, estudante da UJES, a perda de um familiar “devido a erros da equipa médica” incentivou-o a estudar enfermagem.

A reunião de arranque do projeto, realizada em fevereiro deste ano na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), incluiu a primeira formação de formadores desenvolvida pelo reconhecido especialista Dr. Francisco Martin, diretor do Centro de Simulação Clínica da Universidade de Valladolid. Esta formação abordou os fundamentos da aplicação da Simulação Clínica como estratégia de aprendizagem no domínio das ciências da saúde e foi oferecida aos parceiros e professores das instituições/colaboradores participantes.

Vários estudantes de enfermagem da UNIC participaram nesta primeira formação e contam-nos a sua experiência na simulação. “Acho que o método é muito útil, pois proporciona aos alunos experiências ou conhecimentos técnicos que os ajudarão na carreira profissional, além de prepará-los para situações ou casos futuros”, afirma o aluno Horácio Solaki Canjunjulo.

O feedback dos estudantes mostra que o projeto está no bom caminho. Elizabeth Alexandra Pataca afirma: “Considero-o uma das experiências mais espantosas e emocionantes da minha vida de estudante e futura vida profissional. Os métodos são muito úteis para a minha formação, pois poderei utilizá-los não só agora, mas também no futuro, na minha carreira como profissional de saúde”.

foto
Profissionais do projeto CLINICALSIM durante a reunião de arranque

O projeto decorrerá até 2026, mas os resultados poderão ser duradouros. “Espero que o projeto CLINICALSIM me ajude a ganhar experiências que me ajudem como profissional, que me permitam ser um melhor profissional de saúde e que me dêem formação técnica para melhorar os cuidados de enfermagem”, conclui Horácio.

O que é o CLINICALSIM?

CLINICALSIM (2023-2026) é um projeto de reforço das capacidades destinado às instituições de ensino superior em Angola, com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.

O projeto destina-se especialmente aos estudantes e professores universitários de enfermagem, aos confederados de simulação clínica, aos conselheiros e gestores do ensino superior em ciências da saúde, aos responsáveis pela política de saúde/administração pública/associações de enfermagem e à comunidade em geral (como potenciais pacientes).

O projeto abordará também um objetivo social, no contexto da aprendizagem-serviço, ao ter em conta as pessoas com barreiras socioeconómicas e problemas de saúde e a promoção de melhores hábitos de nutrição.

Esta iniciativa resulta do trabalho conjunto de instituições de Espanha, Portugal e, claro, Angola: a Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO); o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal; a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA).

Saiba mais sobre o projeto no seu perfil do Facebook e no X.

O que se celebra no dia 12 de maio?

Todos os anos, a 12 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Enfermeiros para comemorar o nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica considerada a precursora da enfermagem profissional contemporânea.

Em 2024, este dia, promovido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), pretende mudar as percepções, demonstrando como o investimento estratégico em enfermagem pode trazer benefícios económicos e sociais consideráveis.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.