“” Efeitos dos alimentos ultraprocessados na saúde cardiometabólica - Blogs UNIC

Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

Influência dos alimentos ultraprocessados na saúde cardiometabólica e a importância das políticas de saúde

alimentos

Os alimentos ultraprocessados não são bons para a saúde devido ao seu baixo teor nutricional e alto teor calórico, excesso de açúcares e gorduras saturadas.

Os alimentos ultraprocessados são cada vez mais consumidos pela sociedade actual. No entanto, pesquisas recentes sugerem que o consumo excessivo pode ter efeitos prejudiciais sobre a saúde cardiometabólica. Um novo estudo, intitulado “Alimentos ultraprocessados e saúde cardiometabólica: as políticas de saúde pública para reduzir o consumo não podem esperar” faz uma análise aprofundada dessa questão, estabelecendo a necessidade urgente de adotar políticas de saúde que promovam a redução do consumo desses alimentos.

A classificação NOVA e os alimentos ultraprocessados

Em 2009, a classificação NOVA foi introduzida para categorizar os alimentos com base em seu processamento. Essa classificação identificou um grupo específico chamado “ultraprocessado”, que inclui alimentos que passaram por um intenso processamento físico ou químico. Esses produtos geralmente contêm aditivos, altos níveis de açúcares e gorduras saturadas e são de baixa qualidade nutricional.

A relação entre alimentos ultraprocessados e a saúde cardiometabólica

Embora os mecanismos exatos ainda estejam sendo investigados, estudos têm mostrado consistentemente uma associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade.

A importância das políticas de saúde pública

O estudo enfatiza a importância de tomar medidas e implementar políticas de saúde que promovam a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Isso inclui normas de rotulagem de alimentos, restrições à publicidade para crianças e mais opções de alimentos saudáveis em ambientes públicos.

No mundo de hoje, em que os efeitos negativos de nossas escolhas alimentares são cada vez mais evidentes, é fundamental ter profissionais com o conhecimento e as habilidades para enfrentar esses desafios. Portanto, convidamos você a conhecer o programa de Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética que a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece.

Mas, por que esse programa é realmente relevante e como ele pode afectar positivamente sua futura carreira? A resposta está na crescente demanda por profissionais com experiência em nutrição humana e dietética. À medida que a sociedade se preocupa cada vez mais com as implicações ambientais, éticas e de saúde de nossas escolhas alimentares, há uma necessidade de especialistas que possam orientar e apoiar indivíduos e comunidades a adotar dietas baseadas em vegetais.

Agora é a hora de dar um passo em direcção a uma carreira satisfatória e impactante. Você está pronto para mergulhar no mundo da nutrição e da dietética, com foco em dietas à base de vegetais e sua relação com a saúde cardiometabólica?

Fonte: Artículo completo: Ultra-processed foods and cardiometabolic health: public health policies to reduce consumption cannot wait

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.