“” Benefícios do exercício cardiovascular para a saúde - Blogs UNIC

Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

Benefícios do exercício cardiovascular para a saúde

gettyimages-blog-exercicios-fisicos-aerobico-uno

O exercício cardiovascular, também chamado de exercício aeróbico, ajuda a queimar calorias e melhora a função pulmonar.

O exercício aeróbico inclui uma variedade de actividades que activam as áreas musculares maiores do corpo. Isso faz com que o coração e os pulmões trabalhem mais para oxigenar os músculos e também queima calorias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica para adultos, incluindo pessoas com deficiência ou com doenças crônicas. Crianças e adolescentes devem se exercitar pelo menos 60 minutos por dia.

Também destaca que o exercício regular previne e regula doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Reduz os sintomas de depressão e de ansiedade, reduz o declínio cognitivo, melhora a memória e fortalece a saúde do cérebro.

Portanto, a OMS recomenda que os adultos com mais de 65 anos de idade adicionem actividades destinadas a melhorar o equilíbrio e a coordenação, fortalecendo os músculos para evitar quedas. Os exercícios aeróbicos incluem andar de bicicleta, nadar e correr.

Benefícios do exercício cardiovascular

Os pesquisadores também descobriram os benefícios da actividade aeróbica, mesmo quando praticada por menos tempo do que o recomendado.

Os adultos que praticam actividade física moderada durante 10 a 149 minutos por semana, por exemplo, têm um risco menor de morrer de pneumonia e gripe, em comparação com aqueles que não praticam actividade física.

Aqueles que são fisicamente activos por 301 a 600 minutos por semana têm um risco 50% menor.

Por outro lado, Luis Cámera, um clínico, indicou que, além de cuidar da saúde vascular, o exercício aeróbico prolonga a vida; ele também retarda o aparecimento de incapacidade.

Norberto Debbag, cardiologista e médico do desporto, ressalta que o desporto cuida da estrutura óssea interna e a fortalece.

No entanto, se as actividades forem realizadas ao ar livre, é muito melhor suplementá-las com vitamina D, que vem do sol.

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece a Licenciatura em Ciências da Actividade Física e do Desporto,  com grande interesse na promoção de hábitos de vida saudáveis, e na melhoria do rendimento desportivo.

Para cobrir estas demandas da sociedade actual, é necessário um programa que promove hábitos saudáveis e se concentra na melhoria do desempenho desportivo.

Fonte: Qué es el ejercicio cardiovascular y cuáles son sus beneficios

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.