A educação alimentar e nutricional ajuda a prevenir e controlar os problemas de desnutrição e as doenças crônicas relacionadas à alimentação.
Actualmente, na maior parte do mundo, existem muitos problemas alimentares, como desnutrição, deficiências de vitaminas e minerais e obesidade. Da mesma forma, há uma tendência de doenças crônicas como consequência de dietas excessivas ou desequilibradas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco adultos e uma em cada dez crianças e adolescentes em dez países africanos estarão acima do peso ou obesos até o final de 2023. Neste sentido, a Dra. Matshidiso Moeti salienta que a África está enfrentando um problema de obesidade e de sobrepeso, “isso é uma bomba-relógio”, afirma a especialista.
O aumento da obesidade no mundo se deve aos hábitos alimentares não saudáveis das pessoas, situação que se agravou durante o confinamento da pandemia Covid 19. Além disso, devido ao seu estilo de vida e à influência da tecnologia, praticam pouca actividade física.
No entanto, são problemas que podem ser prevenidos e resolvidos. Aqui reside a importância da saúde nutricional e alimentar.
O que é Educação Alimentar e Nutricional?
A educação alimentar e nutricional é um processo pelo qual as pessoas são capacitadas para a adoção de hábitos alimentares e um estilo de vida saudável, de forma voluntária. É uma medicina preventiva que ajuda muitas pessoas a melhorar sua qualidade de vida, incentivando-as a uma alimentação saudável.
Importância da educação alimentar e nutricional
Actualmente, o tema da alimentação saudável ganhou popularidade e importância. Nessa conscientização, os profissionais da saúde têm desempenhado um papel importante. Portanto, os governos também começaram a reconhecer a importância da segurança alimentar e nutricional como um elemento importante no desenvolvimento socioeconómico de um país.
Angola é um país rico em recursos e tem alcançado grandes progressos económicos e políticos; no entanto, há ainda desafios a superar no âmbito da alimentação. Um deles é a segurança alimentar e a educação nutricional para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
Por esse motivo, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece o curso de Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética. Um programa educacional actualizado e de qualidade que visa preparar profissionais especializados em nutrição humana e dietética para intervir na saúde das pessoas.
Fonte: Importancia de la educación alimentaria y nutricional