“” Projecto de descarbonização e transição de energia sustentável em Angola - Blogs UNIC

Projetos

Projetos

Você conhece o projecto de descarbonização e transição de energia sustentável em Angola?

uno-aa-sieteciendieciochobillónunociensesenta-seismillónunociennoventa-milseisciencuarenta-seis-eff-ocho-db-sietecienveinte-seis-f

Serão realizados estudos para identificar oportunidades de transição energética para produzir combustíveis com baixo teor de carbono.

O CEO da Eni, Claudio Descalzi, e o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para expandir o escopo da cooperação entre as duas empresas. Para isso, eles desenvolverão estudos sobre o valor do agronegócio e outras áreas de descarbonização; serão abordados os minerais de transição energética e o ecossistema de inovação.

O MOU foi assinado em Roma na presença do presidente angolano João Lourenço e da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.

A ideia de ampliar o escopo da cooperação segue o bom andamento de um memorando anterior assinado por Eni, Sonangol e Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Angola (ANPG) em outubro de 2021. Esse projecto anterior também se concentrou na identificação de oportunidades de cooperação na República de Angola, especificamente no campo das matérias-primas biológicas e da economia circular.

Objectivos do projecto

Nos termos do MOU, a Eni e a Sonangol vão identificar e avaliar oportunidades de cooperação em áreas de transição energética. As cadeias de suprimento agroindustriais serão cobertas para gerar combustíveis de baixo carbono; a biomassa residual e a amônia verde serão valorizadas para aplicações agroindustriais.

Eles também vão avaliar as oportunidades de agronegócio para promover sinergias entre as cadeias de valor agroalimentar e de bioenergia nacionais, com foco em sementes e biotecnologias aprimoradas, mecanização, fertilizantes e serviços de logística. Outras áreas de cooperação poderiam abranger minerais de transição energética, como a produção de baterias e energia renovável, o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de capacidades.

O objectivo dessa cooperação é implementar projectos de energia derivados de fontes mais limpas. Também possui um papel fundamental a desempenhar no processo geral de descarbonização, incentivando o maior uso de fontes de energia renováveis.

Universidade Internacional de Cuanza (UNIC) oferece uma ampla gama de programas universitários focados em fornecer aos profissionais informações abrangentes e actualizadas sobre os últimos estudos na área de Projectos. Um dos cursos oferecidos é a Licenciatura em Engenharia Eléctrica.

Fonte: Angola: Eni y Sonangol amplían cooperación en áreas de descarbonización y transición energética sostenible.

Fotografia: Jornal de Angola online

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.