“” Os desafios da formação docente em Angola - Blogs UNIC

Professores

Professores

Os desafios da formação docente em Angola

professores-blog

Estudante angolano de Mestrado em Comunicação na UNEATLANTICO apresenta análise sobre os desafios docente em Angola

Os professores angolanos passam por várias dificuldades ligadas ao seu trabalho. As péssimas condições de trabalho, baixos salários e dificuldades de transporte têm sido o calcanhar de Aquiles.

Essas dificuldades têm preenchido o dia-a-dia dos docentes, contribuindo negativamente no desempenho da actividade laboral e, consequentemente, os alunos veem os níveis de aproveitamento escolar amputado.

Há vários desafios para alavancar o sector educacional em Angola. O governo, através do seu ministério de tutela, traça políticas que possam adequar com a realidade.

Entrevista com Professor Canzanza

Nesta perspectiva entrevistamos o professor João Canzanza para falar a respeito do assunto ligado ao processo do ensino e aprendizagem.

O professor tem 15 anos de experiência e lecciona a disciplina Matemática no Colégio Barão Puna em Cabinda (Angola).

Ele nos comenta sobre quais são as maiores dificuldades do sector da educação:

“Carência de professores, poucas salas de aulas, péssimas condições de trabalho, não há promoção dos professores que superam o nível académico nem consideração do tempo de serviço, e muitas crianças fora do sistema de ensino”.

Comenta sobre “os baixos salários, as salas de aulas completamente cheias, a falta de carteiras nas salas de aulas, a falta de subsídio e transporte para os professores das zonas recônditas, a não valorização do professor”.

Ele acredita que é importante reduzir o índice de crianças fora do sistema de ensino, promover a capacitação de recursos humanos no sector da educação e incentivar a melhora do nível académico do professorado.

A percepção de João Canzanza demonstra a relevância dos desafios da profissão docente na actualidade, onde tudo gira em torno da ferramenta das novas tecnologias de informação, mas que ainda necessitamos rever algumas questões básicas.

fb-img-dieciseisquadrillónnuevecienveinte-sietetrillóntresciensetenta-billóntresciendieciseismillónsietecienveinte-milveinte-siete-post
A fotografia acima, é do Professor João Canzanza, na sala de aula.

Com o intuito de contribuir para uma formação melhor de professores em Angola, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece a Licenciatura em Educação Primária (Bilingue).

Esta entrevista foi realizada no marco do Dia Mundial do Docente, de maneira colaborativa e voluntária pelo estudante.

O autor do artigo é o único responsável pelas informações declaradas e não representa a opinião da Universidade.

Fonte: Por JOSÉ MIGUEL LEMOS ANTÓNIO, estudante angolano do Mestrado em Comunicação, da Universidad Europea del Atlántico, da rede universitária onde participa a UNIC.

Foto principal: Jornal de Angola online

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.