“” Implementar projecto educacional em Angola - Blogs UNIC

Professores

Professores

Implementar projecto educacional em Angola é o objectivo

escuela-angola-blog

Angola pretende implementar um projecto educacional com o objectivo de combater a pobreza no aprendizado feminino

O governo angolano está analisando a possibilidade de implementar um projecto nacional de educação com objectivo de capacitar meninas e combater a pobreza no aprendizado.

O projecto é conhecido pelo acrônimo PAT-II e é a segunda fase de uma iniciativa apresentada pelo Banco Mundial.

Esse projecto busca elevar o nível da educação, propondo soluções inovadoras para crianças, jovens e adultos. De acordo com as autoridades angolanas, inclui abordagens específicas de gênero.

Foi realizada uma primeira sessão ordinária da comissão multissectorial para a implementação do projecto, liderada pela vice-presidente de Angola, Esperança da Costa.

A sessão analisou a situação geral do projecto e o plano de acção para 2023; também avaliou os dados do mapeamento das escolas públicas do país e a proposta de criação de um grupo técnico da referida comissão.

A comissão multissectorial reúne os esforços de vários órgãos, como o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura, o Ministério de Energia e Água, o Ministério do Meio Ambiente, entre outros.

Qual é o objectivo do projecto educacional?

Esse projecto foi apresentado oficialmente em Fevereiro de 2022 pelo Presidente da República João Lourenço, juntamente com o director regional do Banco Mundial para a África, Jean-Christophe Carret.

De acordo com Lourenço, um grande esforço está sendo feito para dar à educação um papel de liderança nas actividades de transformação e desenvolvimento nacionais.

Isso se deve a uma série de investimentos do sector e por meio do orçamento geral do Estado e de recursos provenientes de acordos e parcerias com outros países e organizações internacionais.

Ele acrescentou que o PAT-II faz parte dos programas destinados a promover a educação de qualidade com base nos princípios de equidade, inclusão escolar e eficiência.

Da mesma forma, após a pandemia da Covid-19, este projecto é uma resposta apropriada para fortalecer a resiliência dos sistemas educacionais, para não deixar ninguém para trás.

Em Angola, uma das principais causas da evasão escolar é a gravidez precoce, principalmente nas áreas rurais. Portanto, é necessária a promoção da educação sobre saúde sexual e reprodutiva, que faz parte das vertentes do projecto.

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece a Graduação em Educação Primária (Bilingue) com a finalidade de responder às necessidades e aos interesses de formação de estudantes que desejam exercer a profissão de Professor nessa área.

Fonte: Angola evalúa proyecto en favor de la educación

Foto: Angola evalúa proyecto en favor de la educación

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.