Esse acordo entre as duas empresas angolanas está aguardando aprovação do governo e aspectos legais pendentes
A Azule Energy, a maior produtora independente de petróleo e gás em Angola, e a empresa de petróleo e gás Afrenta assinarão um acordo. O objectivo do acordo entre as duas empresas é vender determinadas participações nos blocos de águas rasas 3/05 e 3/05A, localizados na Bacia do Baixo Congo.
De acordo com a Angop, a transação está avaliada em US$ 40,5 milhões, e inclui o pagamento de dívidas pendentes de até US$ 36 milhões. Espera-se a conclusão da transação até o final do ano, pois ainda está pendente de aspectos legais e da aprovação do governo angolano.
Por outro lado, a Azule Energy acrescenta que ainda há participações inexploradas em blocos de águas rasas devido às prioridades estratégicas dos principais activos da empresa em Angola.
Quem é a Azule Energy?
É uma joint venture autónoma estabelecida oficialmente em 1 de Agosto de 2022. Ela reúne os negócios da British Petroleum Company (PB) e da multinacional italiana de energia Ente Nazionale Idrocarburi (ENI) em Angola. É a maior produtora independente de petróleo e gás em Angola.
A importância do acordo para a Azule Energy
De acordo com o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, o acordo e a transação representam um passo muito significativo. Porque é uma estratégia para unir esforços nos principais activos de Angola; simultaneamente, a pegada de carbono é reduzida.
Isso permite que a Azule Energy cumpra a sua visão de crescimento e desenvolvimento sustentável de longo prazo no sector de energia de Angola.
A empresa também continua comprometida com a busca de oportunidades para atingir seus objectivos estratégicos e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e económico de Angola.
Esse acordo, sem dúvida, ajudará a desenvolver o crescimento económico e social de Angola.
A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece a Licenciatura em Administração e Gestão que capacita o estudante para dirigir e gerenciar todo tipo de empresas integralmente e/ou nas suas áreas funcionais: produção, marketing, recursos humanos, qualidade, gestão de Projectos ou responsabilidade social corporativa, entre outras.
Fonte: Azule Energy y la petrolera Afrenda firmarán acuerdo
Foto: TPA online