“” 5 de Outubro, uma história pa a aUNIC - Blogs UNIC

Professores

Professores

5 de Outubro, uma história para a UNIC

recordacao-inauguracao-unic-pr-angola-dosmilveinte-dos-diez

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) comemora hoje um ano de história desde que se deu abertura oficial a 5 de Outubro de 2021, aquando da inauguração do Campus Universitário por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.

Do acto solene que marcou a abertura da primeira Universidade Internacional em Angola, estiveram presentes distintas figuras estrangeiras, o Dr. Manuel Hernández Ruigoméz, antigo Embaixador do Reino da Espanha em Angola, Dr. Santos Grácia Villar, patrono da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER).

Engenheiros da primeira fase da construção do Campus Universitário, professores e outras individualidades afectas à rede FUNIBER vieram de diversos países da América e Europa.

De Angola acompanharam o Presidente da República, João Lourenço, altos mandatários do governo central e local. As províncias do país estiveram representadas por governantes, professores, académicos e entidades da sociedade civil.

Na ocasião, a UNIC dominou a agenda noticiosa dos inúmeros meios de comunicação sociais angolanos e estrangeiros. A euforia que se vivia no Campus Universitário, que tem o nome do maior rio de Angola, e que dá nomenclatura à moeda nacional, o Cuanza dominou os angolanos em forma geral.

No seu discurso, que serviu de abertura para ano académico 2021/2022, João Lourenço, Presidente da República, falou da importância da formação e actualização constante de conhecimentos dos professores para o melhoramento da qualidade do ensino nas universidades angolanas.

Ressaltou que é responsabilidade do estado garantia a qualidade de ensino, embora que ministrado em estabelecimento público ou privado sublinhando que esta qualidade se melhora com o trabalho e rigor no cumprimento dos critérios e das metas estabelecidas.

Em suma, a data é de grande reflexão para a UNIC, e o reitor descreve “hoje, recordamos com muito agrado e veneração o dia em que a mais alta instância da nação angolana honrou-nos com a sua presença para celebrarmos o marco histórico de termos concluído a construção de 6 dos 14 edifícios de salas de aulas, para além dos laboratórios, o refeitório, o alojamento estudantil e as infraestruturas para o desporto que ainda construiremos”.

Como instituição comprometida, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) reitera a sua responsabilidade social de fazer jus a um ensino de qualidade, garantindo a cada ciclo, condições favoráveis para um bom desempenho académico dos alunos, corpo docente qualificado, infraestrutura bem equipada com tecnologia do mais alto nível.

Contudo, a Universidade Internacional do Cuanza comemora o seu aniversário a 3 de março, dia em que teve aprovação oficial por conselho de Ministros em Luanda, Angola, e foi publicada em Diário da República, em 2020. Dentro de 5 meses a UNIC celebra o seu aniversário.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.