“” Metodologia de ensino de línguas para os pequenos

Professores

Professores

Metodologia de ensino de línguas para os pequenos

unic-fp-escolas

Muitos pais procuram opções para os seus filhos aprendam, desde muito pequenos, um idioma.

Embora não haja uma idade ideal para aprender um novo idioma, existem diferentes fases em que é mais fácil reter o conhecimento.

“O período da infância é a melhor época da vida para estudar uma língua estrangeira, pois é o período em que a criança está desenvolvendo sua fala, conseguindo aprender a pronúncia muito mais rápido do que um adulto”, indica o site da a escola de línguas brasileira My Target.

Algumas técnicas de ensino que este site recomenda são:

  • Repetição: A repetição dá segurança à criança, ajudando-a a estabelecer o conhecimento que está sendo adquirido e gerando confiança para que possa se expressar. Para evitar a monotonia, a criatividade deve variar nas atividades. 
  • Interatividade: a vivência de experiências é necessária para que o conhecimento seja mais natural e duradouro. Um exemplo é a comunicação, a culinária e outras formas possíveis de interagir por meio da linguagem e vivenciar a cultura. 
  • Naturalidade: O ensino deve respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno e seu interesse. Para desenvolver uma metodologia que permita esta forma mais natural de aprendizagem, os professores de línguas podem desenvolver atividades mais sensíveis a partir da observação de cada aluno. Nesse sentido, deve-se utilizar uma metodologia que permita mudanças no planejamento em função das demandas para apresentar melhores resultados, já que o mais importante é que as crianças tenham interesse em aprender, sem desenvolver um bloqueio que possa atrapalhar o processo de aprendizagem.
  • Treinamento em casa: É fundamental praticar em casa o que aprendeu nas aulas, um conselho que requer o apoio dos familiares. Quanto mais contato a criança tiver com o idioma, mais fácil será para ela adquirir vocabulário de forma mais segura.

Todos os profissionais que desejam ampliar sua experiência no campo da comunicação encontrarão inúmeros programas oferecidos pela Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), sendo um deles a Licenciatura em Educação Primária.

Fonte: Metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.