“” Agricultura comercial no desenvolvimento de África - Blogs UNIC

Empresas

Empresas

Agricultura comercial no desenvolvimento de África

agricultura-africa

A importância da agricultura comercial no desenvolvimento de África

A agricultura desempenha um papel importante como motor económico, um factor de desenvolvimento e a base do suprimento mundial de alimentos.

De acordo com o Banco Mundial, espera-se que a população mundial atinja 9,7 bilhões de pessoas até 2050. Para alimentar essa população, a produção de alimentos deve aumentar em 50% até 2050.

No continente africano, o sector agrícola tem se tornado cada vez mais importante como garantia de soberania alimentar e fonte de emprego. Também equilibra as balanças comerciais de países que dependem significativamente da importação de produtos para alimentar as suas populações.

Apesar de um quarto da terra arável do mundo estar no continente africano, a região gera apenas 10% da produção. Portanto, é essencial aumentar a produção agrícola nos próximos anos. Os vastos recursos e o capital humano de África podem fornecer a solução para alcançar o aumento de 50% na produção.

Crescimento da agricultura comercial em Angola

O projecto Desenvolvimento da Agricultura Comercial em Angola (PDAC), em parceria com a Incatema, está transformando o sector agrícola em Angola. Conseguiram profissionalizar o sector, tornando-o mais eficiente e com maior valor agregado. Além disso, pela primeira vez, os bancos comerciais do sector forneceram apoio ao sector primário.

Esse projecto também é financiado pelo Banco Mundial e tem como objectivo ajudar os produtores a optimizar a produtividade de suas colheitas e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso aos mercados.

Em Angola, a agricultura comercial é um sector em desenvolvimento. O país é altamente dependente da importação de alimentos, e espera-se que os gastos com importação de alimentos aumentem nos próximos anos. Assim, o aumento da produção agrícola doméstica minimizaria as importações e os gastos com alimentos.

Um dos alimentos em que o PDAC está trabalhando é a produção de milho de qualidade; esse alimento é fundamental para a sustentabilidade económica das exportações agrícolas.

Portanto, para fazer face à essa luta e aumentar a produção agrícola em Angola, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece a Licenciatura em Tecnologia de Alimentos. Um programa que proporciona conhecimento em segurança e gestão de alimentos, com processamento e inovação no campo da criação de alimentos.

Fonte: Agricultura comercial en África, clave para alcanzar el reto de alimentar a la población mundial en 2050

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.