Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) são amplamente usados nas empresas.
Os ERP (Enterprise Resource Planning) ou sistemas de planejamento de recursos empresariais são definidos pela empresa ANER como “um conjunto de sistemas de informação que permite a integração de determinadas operações de uma empresa, especialmente aquelas que têm a ver com produção, logística, estoque, transporte e contabilidade”.
A empresa destaca o fato de o sistema funcionar como uma única unidade integrada. Dar suporte aos clientes da empresa, bem como o correto manejo da informação são alguns dos objetivos deste sistema.
A companhia americana Tech Target indica que atualmente existem três tipos diferentes de implementação de ERP: nuvem, local e híbrido. Sua complexidade e custos variam dependendo do porte da empresa.
“Durante muito tempo, as soluções ERP empresariais foram obrigatórias nas grandes empresas em busca de maior eficiência e com menor penetração nas médias e pequenas. Hoje, a eficiência continua sendo um fator importante que, junto com a massificação do cloud computing, as melhorias na segurança, os preços mais baixos no pagamento pelo que é usado e a mobilidade dos clientes, têm causado um aumento substancial no uso desses sistemas integrados para médias e pequenas empresas”, comenta Mauricio Le Feuvre, consultor da TOC Biometrics no Chile.
Nesse sentido, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) patrocina uma ampla variedade de programas universitários com o objetivo de oferecer aos profissionais informações sobre ferramentas úteis no desenvolvimento de negócios. Um dos programas que oferece é o Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas
Fonte: Panorama del uso del ERP empresarial en América Latina.
Foto: Todos os direitos reservados.