“” O papel dos alimentos saudáveis no alívio da dor crônica

Saúde e Nutrição

Saúde e Nutrição

O papel dos alimentos saudáveis no alívio da dor crônica

unic-sn-dor

A dieta pode influenciar na melhora das funções dos sistemas nervoso, imunológico e endócrino, que estão relacionados à dor.

Além disso, a dieta e o peso têm outros riscos associados, como diabetes ou hipertensão.

A presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, Ana Pedro, reforça o papel da alimentação no alívio da dor: “a alimentação é um grande aliado no tratamento das dores crónicas, visto que está associada ao peso elevado e qualidade da dieta”, disse. 

A especialista recomenda para pacientes com dor crônica que controlem sua dieta seguindo as orientações de um médico para evitar o ganho de peso e problemas posteriores nas costas.

Alimentos de uma dieta saudável

Para essa dieta, uma dieta com alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e potássio é importante. Muitas frutas contêm esses nutrientes, como frutas cítricas, manga, mamão, morango, banana e nozes.

Outro alimento importante no combate à dor crônica é aquele rico em cálcio e magnésio, pois permite melhor contração muscular.

Fontes alimentares de triptofano como carnes magras, peixes, iogurte desnatado, legumes e açaí, ajudam a produzir serotonina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar. 

Todos os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre alimentação e saúde poderão cumprir seu objetivo com os programas universitários oferecidos pela Universidade Internacional de Cuanza (UNIC). Um dos programas é a Licenciatura em Nutrição Humana e Dietética.

Fonte: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE AJUDAR A PREVENIR E ALIVIAR A DOR CRÓNICA

Foto: Todos os direitos reservados.

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.