O Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado em 17 de setembro. Este ano, a campanha se centra no tema “Cuidados seguros para todos os recém-nascidos e todas as crianças”, sob o lema “Segurança do paciente desde o início!”, destacando a vulnerabilidade desse grupo etário aos riscos e danos provenientes de uma assistência insegura, segundo indica a OMS.
Para celebrar esta jornada, a FUNIBER organizará um webinar em português na quarta-feira, 24 de setembro, às 16h00 (GMT+2), intitulado “O impacto da simulação clínica na enfermagem obstétrica e neonatal”.
A conferência é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas no tema. A transmissão será ao vivo em cada país que a FUNIBER esteja presente. Os horários das transmissões podem ser consultados neste link.
Para participar, é necessário se inscrever:
Inscrição para o webinar “O impacto da simulação clínica na enfermagem obstétrica e neonatal”
Marlene Gueve Dumba Amorim será a encarregada de apresentar o seminário. Marlene é professora e coordenadora do Programa de Enfermagem do Instituto Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos e é estudante do Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal no IP-UJES/Huambo.
A simulação clínica é uma prática cada vez mais difundida no âmbito universitário, com o objetivo de aproximar ao máximo a realidade aos(às) estudantes sem colocar os pacientes em risco.
Atualmente, profissionais de enfermagem têm à sua disposição diferentes ferramentas de simulação clínica para facilitar seu trabalho diário. Enquanto na Espanha já existem centros de simulação clínica de alto nível, em Angola, ela está começando a ser implementada gradualmente nas salas de aula. “A simulação obstétrica em Angola continua sendo uma experiência pioneira que deve ser expandida para instituições educacionais para atender à necessidade de conectar a teoria com a prática obstétrica”, comenta Marlene.
Hemorragia pós-parto, distócia de ombro, desproporção cefalopélvica, prolapso do cordão umbilical, anomalias placentárias, distúrbios hipertensivos e eclâmpsia, entre outros, são algumas das emergências obstétricas comuns em Angola. “Essas emergências podem ser treinadas com simuladores de alta fidelidade que podem recriar cenários em ambientes altamente complexos e coordenar a tomada de decisões com a equipe envolvida”, acrescenta.
A simulação clínica tem várias vantagens para os(as) estudantes. Além de aperfeiçoar suas habilidades, o fomento da confiança e da segurança também entra em jogo.
A docente já emprega manequins de baixa fidelidade em suas aulas. Os recursos financeiros escassos da universidade a impedem, por enquanto, de obter equipamentos de alta fidelidade, como, por exemplo, um simulador de parto, um modelo para explorar as manobras de Leopold ou um modelo para explorar a dilatação cervical nas diferentes fases do primeiro e segundo estágios do parto.
Projetos que buscam promover uma educação universal
A UJES participa, com a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), do projeto Erasmus+ CLINICALSIM, uma iniciativa europeia e africana que pretende transformar a educação em saúde e promover o uso de simulação clínica em sala de aula, entre outras ações. Em fevereiro deste ano, os parceiros se reuniram em Valladolid e visitaram o Centro de Simulação Clínica Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Valladolid (UVa), a fim de compartilhar experiências e transferir esse conhecimento em Angola.

Continue sua formação profissional
Se você deseja se especializar nesse campo e fazer a diferença na vida das pessoas, a Licenciatura em Enfermagem de UNIC é o programa ideal. Este programa busca formar profissionais altamente qualificados para a prestação de cuidados de enfermagem, abarcando todo o ciclo de vida, a família e a comunidade, com uma sólida base ética e social que permite uma tomada de decisão bem-sucedida por parte dos egressos.
É seu momento de agir! Inscreva-se neste mestrado e torne-se um profissional fundamental no estímulo da saúde e do bem-estar. Faça da mudança sua missão!
Fontes: