“” Chefes de estado da Iberofonia participam no empossamento de Lula da Silva - Blogs UNIC

Professores

Professores

Chefes de estado da Iberofonia participam no empossamento de Lula da Silva

bandeiras-paises-iberofonia-posse-pr-lula-brasil

Em apoio ao país irmão, os Chefes de Estado de vários países de língua portuguesa e espanhola participaram da tomada de posse do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, da República Federativa do Brasil, que decorreu no dia 01 de Janeiro de 2023, em Brasília.

De Angola, o Chefe de Estado João Manuel Lourenço, Argentina, Alberto Fernández, Bolívia, Luis Arce, Cabo Verde, José Maria Neves, Chile, Gabriel Boric, Colômbia, Gustavo Petro, Equador, Guillermo Lasso, Espanha, Filipe VI, Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, Paraguai Mario Abdo Benítez, Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, Timor Leste, José Ramos Horta e Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou.

Estes, por sua vez estiveram acompanhados dos seus vices e Ministros, como é o caso do Rei da Espanha pela Vice-presidente, Yolanda Díaz e o Ministro das relações exteriores José Manuel Albares. Na mesma senda, João Lourenço, presidente Angolano esteve acompanhado do Ministro das Relacções Exteriores Téte António e a comitiva portuguesa esteve composta pelo presidente Rebelo de Sousa e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

No discurso de posse de Lula destacou-se o seu compromisso com o humanismo e a defesa do ambiente como sendo as suas grandes apostas. 

Durante a cerimónia, o Rei espanhol manteve encontros com os Presidentes Lula da Silva, Joao Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa. Da mesma forma, Filipe VI, na ocasião reuniu-se com o estadista africano Umaro Sissoco Embaló, da República da Guiné Bissau.

Para encerrar o encontro histórico entre estadistas iberófonos realizou-se um jantar no Palácio do Itamaraty em Brasília, onde foram relançadas as agendas sul-americana, latino-americana e ibero-americana.

Este encontro se faz de extrema importância no campo geopolítico e da iberofonia, o intuito é potencializar cada vez mais o estreitamento dos laços entre os países falantes das línguas portuguesa e espanhola.

Numa ocasião em que a relacção entre os estados e os povos dos países da iberofonia se vai estreitando cada vez mais, os docentes e discentes da Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) afectos à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, levantam reflexões e destacam a relevância do acto em Brasília nas respectivas salas de aula, nomeadamente: Direito, Jornalismo, Administração e Gestão de Empresas e Psicologia das Organizações.

Fonte: https://eltrapezio.eu/es/

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.