“” Requisitos essenciais para o bom funcionamento de um jardim de infância

Professores

Professores

Requisitos essenciais para o bom funcionamento de um jardim de infância

unic-fp-guarderias

Os jardins de infância devem levar em conta uma série de aspectos em seu projeto e organização para oferecer aos pequenos tudo o que eles precisam para se desenvolver.

É precisamente o projeto desses espaços uma das maiores preocupações de hoje. Optar pelo design de salas com espaço adequado e cujo piso é coberto por um material que evite machucar os bebês ou ter um jardim são algumas das propostas para a organização adequada desses espaços.

Os materiais também devem ser cuidadosamente considerados e sua segurança garantida, por exemplo, fabricando objetos grandes que não podem ser colocados na boca. 

“Os bebês precisam explorar objetos, experimentar seus corpos, aventurar-se em espaços, brincar, comunicar-se com outras crianças e adultos e expandir seus conhecimentos”, diz Alice Junqueira, psicóloga e educadora da Cenpec – Educação Cultura e Ação Comunitária

A formação dos profissionais também é essencial. Isto é o que diz o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, ao Portal Lunetas: “É necessário acolher as crianças com afeto, apresentar-lhes estímulos adequados aos diversos aspectos de seu desenvolvimento e trabalhar em harmonia com suas famílias”.

Os jardins de infância também são frequentemente o primeiro contato com a leitura, portanto, ter espaços de leitura na sala de aula e materiais que os aproximem dos livros também é essencial. “Estar em contato com livros desde a primeira infância é uma excelente maneira de despertar a paixão pela leitura”, diz Junqueira.

A Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) oferece uma ampla gama de programas universitários para aqueles que desejam se especializar no campo da Educação. Um dos cursos oferecidos é a Licenciatura em Educação Primária (Bilíngue).

Fontes: O que a creche ideal precisa oferecer? 3 especialistas respondem

Brincar na creche

Foto: Todos os direitos reservados. 

Colaboradores

Copyright Universidade Internacional do Cuanza - Todos os direitos reservados © 2024.